Pai Nosso: 30 dias para aperfeiçoar a arte da paternidade
Apresentação
Este livro é um devocional com 30 impactantes histórias que terminam sempre com foco na paternidade de nosso Deus, o PAI.
O impacto da paternidade.
Ter um bom pai é algo que impactará para sempre o coração e a vida de uma criança. Então, se você cresceu com um pai incrível ou um pai não tão memorável, é importante que você se comprometa a aprender a ser um bom pai para seus próprios filhos. Como você pode ser um bom pai? Como amar seus filhos?
Ter um grande pai pode ser uma das maiores bênçãos na vida de uma criança. E ser um grande pai pode ser uma das maiores bênçãos em sua vida. Então, pense em maneiras criativas de se envolver na vida dos filhos e seja o tipo de pai que eles tentarão imitar algum dia. Nada melhor, então, que nos voltarmos para a Bíblia, onde podemos aprender melhor sobre o papel de pai, com o nosso Deus, NOSSO PAI. Espero que você leia, medite e aplique as observações pertinentes a cada um dos 30 devocionais. Sim, um mês inteiro para você absorver o caráter paterno do Pai Divino. Essa é a meta, e você conseguirá!
Prefácio
Entre tantos assuntos e temas relevantes, certamente um dos mais inspirativos é falar sobre Deus. E não somente sob aspectos tão significativos, tais como: seu poder ilimitado, sua sabedoria infinita e sua perfeição inigualável. Mas, além dessas características Divinas, outra expressão, tão conhecida do vocabulário humano, aponta para um aspecto de relacionamento entre Deus e o homem, que distingue este de todo o restante da criação: PAI! Esta é, de fato, uma das mais afetuosas revelações de Deus à criatura humana: Ele quer ser o nosso Pai. (“Pai nosso que estás nos céus”). Assim, refletindo sobre tão importante assunto, o pastor Elton Batista de Melo elaborou, com muita propriedade e inspiração, esses DEVOCIONAIS plenos de verdades bíblicas e preciosas ilustrações da vida real. Que riqueza de exemplos!
Exemplos de todo tipo, desde a frustração de um filho em relação a seu pai; da vergonha filial por causa de um fracasso, mas também do encorajamento paterno e do cuidado que um filho pode experimentar da parte de seu genitor. Todas essas nuanças da figura paterna, quando relacionadas ao ser humano, são marcadas por muitos aspectos negativos.
Quanto ao Pai celestial, todavia – Deus é plenamente bom – nada existe de negativo ou ruim. Isso deve se constituir num forte motivo para uma vida plena de sentido e cheia de gratidão! Não há razão para desânimo nem desfalecimento na fé: Deus é nosso Pai – e, através de seu Filho Jesus, somos herdeiros Dele. Com certeza serão ricamente abençoados todos quantos “deglutirem” o conteúdo deste livro.
O Pr. Elton Melo, atuante no mundo das Letras, além do ministério da pregação do Evangelho e do pastoreio no contexto das Igrejas Batistas Independentes, oferece-nos, com toda a habilidade de um bom autor, esta proveitosa leitura. Que a bênção do Pai Eterno acompanhe escritor e leitores!
Pr. José Tomaz R. Lima. (Igreja Batista Betel de Porto Alegre, RS)
Dedicatória
Este livro é dedicado à memória do meu pai natural, João Batista de Melo, que faleceu em 13/07/1975. Homem trabalhador, esforçado e temente a Deus, nos ensinou a amar a Deus e depender Dele para todas as coisas.
Embora eu tenha ficado órfão aos 9 anos, Deus Pai sempre cuidou de cada uma das minhas necessidades e me suprirá até a minha volta para o LAR! - Curitiba, 13/07/2022 (finalizei o livro às 23h50) - um momento de gratidão, apesar da dor da separação!
Na foto, minha irmã, Josiane, eu (na bicicleta), minha mãe, Rosa Stuqui e meu pai, João Batista de Melo - foto tirada em 1974 - Londrina, Paraná.