Restaurando o Romance no Casamento
Veja as a foto de capa deste livro:
Embora alguns casamentos tenham problemas muito sérios que só podem ser resolvidos com foco intenso e até mesmo com terapia, a maioria dos casamentos simplesmente se torna "obsoleta" ou desinteressante.
Esse foi certamente o problema que tive alguns anos atrás. Parecia que minha esposa e eu não tínhamos mais nada em comum. Todas as coisas que haviam sido tão emocionantes quando nos casamos tornaram-se rotineiras e enfadonhas. Não havia mais nada de novo para falar; exceto as crianças, e isso geralmente apenas começava uma discussão!
Eu sabia que precisava fazer algo.
Foi quando comecei a ler tudo o que podia sobre o assunto de como melhorar meu casamento. O amor às vezes precisa de um pouco de estímulo para revisitar e manter os sentimentos que todos desejamos e ansiamos. Esse estímulo é chamado de "romance". Muitas pessoas confundem um casamento que parece normal ou nada excepcional com falta de amor. Simplesmente não é o caso! A maioria dos casamentos não carece de amor, mas carece de romance! O amor é fácil e pacífico, enquanto o romance é o que torna um relacionamento quente e excitante.
Cada pessoa na terra, em qualquer tipo de relacionamento, deseja paixão e romance em sua vida. Infelizmente, existem algumas coisas sobre o romance que a maioria das pessoas não entende.
Apresentação
“Aprecie a vida com a pessoa que você ama Todos os dias dessa sua vida sem sentido. Cada dia é um presente de Deus. É tudo o que se pode receber pelo árduo trabalho de se manter vivo. Portanto, tire o máximo de cada dia! Agarre cada oportunidade com unhas e dentes e faça o melhor que puder. E com prazer! É sua única chance, pois, junto com os mortos, para onde você vai com certeza, não há nada a fazer nem haverá o que pensar.”
Eclesiastes 9.9-10. (Bíblia A Mensagem, de Eugene Peterson).
Ao longo da minha vida profissional tenho tido o privilégio de conviver com diversos tipos de pessoas. Desde a sala de aula, como professor de economia, passando pelas intensas e dramáticas situações de consultoria empresarial e, desde 2004, atuando no ministério pastoral, eu e a minha esposa colecionamos diversos casos, relatos e situações que de forma direta ou indireta envolvem os casais.
Nenhuma empresa ou vida profissional será bem sucedida se no ambiente familiar a vida não estiver bem. O relacionamento conjugal é algo muito mais impactante e desafiador que qualquer outra relação humana. Nos preparamos para uma profissão, mas nãos nos preparamos adequadamente para o casamento. Entramos no relacionamento com muitos sonhos e paixões, e sem qualquer outra maior preparação, vamos enfrentando todos os dilemas e situações da vida.
O resultado não poderia ser pior: milhões de lares destruídos, famílias desfeitas, crianças abandonadas, mortes, perdas financeiras e crises, por conta única e exclusiva da dificuldade de um homem se relacionar bem com a sua esposa, e vice-versa.
Mas nunca é tarde para começar a mudança. Eu e a minha esposa, estamos casados desde fevereiro de 1985. Passamos por muitas dificuldades e superamos muitos problemas, mas nos propusemos a aprender, a melhorar, em vez de apenas reagir. Claro, contamos com a ajuda da Fé, que nos tem fortalecido e permitido que juntos amadureçamos em cada etapa da nossa vida. Mesmo assim, ainda precisamos e podemos melhorar.
Embora eu cite alguns versículos da Bíblia, este livro não é religioso ou sobre religião. Os conceitos apresentados são de conhecimento comum e, de alguma forma, extremamente simples e objetivos, podendo ser adaptados para todo o tipo de cultura, raça, religião ou sexo, afinal, boas maneiras, fineza e educação cabem bem em qualquer lugar.
Espero que a leitura deste livro e a aplicação das atividades sugeridas sejam muito desafiadoras para o casal e, em alguns casos, até desconfortável, que mexa com a sua rotina e te leve a um patamar de excelência no amor pelo seu cônjuge.
Curitiba - Paraná, outono de 2021
Elton Melo e Nice Melo, juntos desde 1985, para servir e abençoar vidas!
O que estão dizendo sobre este livro:
Acróstico:
R enovem com carinho vossa aliança,
E screvam com amor, a nova história,
S ejam simples como uma criança,
T ragam as coisas boas na memória,
A limentem-se da fé e real esperança,
U sem o diálogo em toda a trajetória,
R ompam dúvidas, nutram confiança,
A mem mutuamente e tenham vitória,
N ão é um ziguezague ou uma dança,
D eus é a fiel testemunha lá da glória,
O lhem para Ele, e vivam na bonança.
O mbro a ombro, é união satisfatória!
R omantismo não é um gesto casual,
O carinho cordial deve ser o habitual.
M anifestar em público, fundamental,
A gindo em qualquer lugar sendo leal,
N unca deixando a elegância é legal.
C eder ao outro o primeiro lugar, ideal,
E viverem muito felizes, é fenomenal.
N o nome de Jesus Cristo há alegria,
O único capaz de dar-lhes harmonia.
C umprindo propósitos, o casamento,
A justados pelo mesmo alinhamento,
S elados pelas leis, e o mandamento,
A liançados na palavra de juramento.
M arcados por um elo de testamento,
E sforcem na Palavra, e pensamento,
N 'Ela acharão maior conhecimento.
T enham o prazer no santo alimento,
O presente sublime será no advento.
Pr. Lúcio Ladislau, Montes Claros, MG